consumo-glp-frio

Por que o consumo de GLP aumenta em dias mais frios?

Muita gente se pergunta – nos pergunta – sempre essa questão. Mas afinal, por que quando está frio a conta de GLP fica mais cara?

Tem gente que até cronometra o tempo do banho no verão e no inverno e, mesmo o tempo não mudando, o consumo aumenta, por quê?

Não é segredo, o consumo aumenta sim! Veja bem, a quantidade de GLP utilizada para manter a água de seu banho aquecida por 10 minutos em um clima mais quente é diferente para manter os mesmos 10 minutos em um clima mais frio. Acontece a mesma coisa ao ferver água no fogão, por exemplo.

É mais simples do que pensamos!

Se no verão, por exemplo, a água da torneira é de cerca de 20ºC; no inverno, chega a 7ºC, 8ºC. Até atingir a temperatura ideal, a quantidade de gás gasta é muito maior.No inverno, o período de cozimento da comida também costuma ser maior. Para manter a temperatura, como no caso de um banho quente, se gasta ainda mais.

Deve-se também prestar atenção na regulagem do aquecedor. Durante o verão o botão de regulagem da temperatura deve estar na posição mínima. Já em dias mais frios,o botão deve estar na posição intermediária. Isso diminui a necessidade de misturar água fria para regular a temperatura da ducha e, consequentemente, o gasto de gás.

glp-fogao-cooktop

GLP sai na frente na economia

Só a opção de usar o GLP em sua casa já é uma grande economia se comparado com o elétrico, por exemplo. Sem contar na cozinha com o uso de forno e fogão elétricos, que consomem muito mais que o GLP. Isso afeta o bolso diretamente.

Veja como o  consumo de GLP é mais eficiente se comparado com as demais fontes energéticas:

Quantidade

Combustível

Poder Calorífico (Kcal)

1 Kg GLP 11.025
1 L Óleo BPF 9.800
1 m³ Gás Natural 9.400
1 Kg Óleo Diesel 10.200
1 Kg Carvão 5.000
1 Kg Lenha 2.900
1 Kwh Energia Elétrica 860

 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *