aquecedor-GLP

Saiba como aquecer sua residência com segurança

O incidente que aconteceu no último domingo (14), com a família que foi encontrada morta em Santo André, no ABC Paulista, reacende as discussões sobre os cuidados que devemos ter com a utilização do GLP em casa.

O casal e os dois filhos foram asfixiados por monóxido de carbono, que quando inalado, entra na corrente sanguínea e se une à hemoglobina, responsável pelo transporte do oxigênio. Em questão de segundos, já começa a faltar oxigênio no cérebro. O aquecedor de gás do apartamento estava sem chaminés. A medição feita pela perícia indiciou que havia mais monóxido de carbono que o tolerável no apartamento, que fica no 12º andar.

aquecedor-GLP

Cuidado com o GLP dentro de casa

Em caso de equipamento que faz queima, é extremamente importante que ele esteja em local adequado. Além disso, deve haver ventilação permanente e os gases provenientes desta queima precisa ser levado ao exterior da residência por meio de um duto de exaustão.
Confira algumas das dicas essenciais para manter sua casa aquecida neste inverno e garantir a segurança de sua família:

– Sempre faça a manutenção das instalações de GLP da sua residência. Evite deixar a casa toda fechada e garanta a ventilação do local. Utilize apenas aparelhos que sejam adequados para ambientes internos.

– A chama do aquecedor deve se manter azul. Caso ela esteja com outra coloração (amarela, alaranjada ou roxa), o equipamento pode não estar funcionando adequadamente. Sendo assim, não hesite em chamar um profissional qualificado para fazer uma revisão.

– Certifique-se de que as saídas dos gases ao exterior estão livres de obstruções e instaladas de forma regulamentada.

– Não utilize fornalhas e fornos de cozinha para esquentar o ambiente. É extremamente perigoso.

– Esteja atento para a vida útil do equipamento. Se passar do prazo, considere substituir por um produto novo.

Saiba mais: